No passado, a homossexualidade era caracterizada como uma doença mental, visto que os psiquiatras acreditavam ser um comportamento antinatural.
A partir da década de 90, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade do quadro de doenças, reconhecendo a orientação sexual do público LGBTQ+.
No entanto, o preconceito nos dias de hoje é recorrente. Com o intuito de diminuir casos de violência e intolerância sexual, a cultura gay buscou se organizar e lutar contra qualquer forma de preconceito.
Assim, foram fundadas inúmeras associações e ONG’,s. Nestas instituições, os gays possuem a liberdade de serem quem realmente são, estando livres de julgamentos intolerantes.
Profissionais psiquiatras sempre estão presentes nesses locais, fornecendo o suporte necessário para lidar com as adversidades do dia a dia.
Para isso, o público gay busca enfrentar a homofobia da forma mais pacífica possível. O principal movimento que propaga o orgulho LGBTQ+ é a “Parada Gay”.
A IMPORTÂNCIA DAS ARTES PARA A CULTURA GAY
A cultura gay busca praticar as mais variadas manifestações artísticas, sendo essa atividade extremamente importante para debater temáticas polêmicas. Para muitos, a arte é um refúgio mental poderoso.
Algumas das principais atividades praticadas pela cultura gay, são:
DANÇA
A dança é considerada uma prática muito relaxante para seus adeptos. Ao realizar essa atividade, hormônios relacionados à felicidade e combate a depressão são produzidos, como por exemplo, a serotonina.
No entanto, muitos gays não conseguem dançar livremente em todos os locais. Para isso, foram criadas comunidades específicas para se divertirem e dançar com liberdade.
MÚSICA
Diversos homossexuais encontram conforto na música. Tal fato se deve a grande representatividade existente nesse meio, fazendo com que o público gay tenha maior visibilidade.
Atualmente, o número de cantores homossexuais está crescendo cada vez mais.
Em suas músicas, os artistas buscam retratar suas lutas e disseminar a necessidade de conscientização da sociedade.
Os cantores gays mais famosos, são: Adam Lambert, Eli Lieb, Elton John, MIKA, Ricky Martin, Pablo Vittar e Sam Smith.
Porém, pode-se dizer que o Brasil carece de cantores homossexuais, já que no exterior a representatividade é muito maior.
LITERATURA
A literatura é um dos hobbies favoritos da cultura gay. Sejam histórias de drama ou até mesmo de comédia, o público gay é apaixonado pelos enredos criativos.
Nesses livros, a história pode ser completamente baseada em personagens homossexuais ou não.
No Brasil, a primeira grande obra retratando a homossexualidade foi o “Bom Crioulo”, escrito por Adolfo Caminha.
FESTAS
Ao redor do mundo, existem diversos festivais com o intuito de demonstrar o orgulho gay.
No Brasil, a principal festa para o público LGBTQ+ é a Parada Gay. Há outras festas muito interessantes em diferentes regiões do Brasil, como por exemplo: Ursound, The L Club, Blitz Haus, e Priscilla.
CULTURA GAY CONTEMPORÂNEA: YOUTUBERS, INSTRAGRAMERS E GAYS NA TV E CINEMA HOJE
Atualmente, as mídias digitais são importantes lugares de fala para a cultura gay.
Normalmente, os Youtubers e Influencers gays abordam temáticas relacionadas a sua orientação sexual e buscam combater o preconceito.
Um dos Youtubers mais famosos do Brasil é o Luba, assumidamente homossexual e busca gerar entretenimento através de seu canal no YouTube.
Além disso, há outros canais para o público gay, como por exemplo, Diva Depressão, Jean Luca, Canal das Bee e Mansão das Pocs.
No Instagram, os Influencers homossexuais são ainda mais conhecidos.
Nessas plataformas, é possível atingir um grande público e estimular a conscientização para assuntos considerados tabus.
Os Influencers mais famosos, são: Matheus Mazzafera, Rico Melquiades, Carlinhos Maia, Luccas Luccas, Radameskeller e Álvaro.
Já na TV e nos cinemas, os artistas homossexuais mais conceituados, são:
Paulo Gustavo
Ator protagonista no filme “Minha mãe é uma peça”. Paulo é homossexual assumido, casado com Thales Bretas e pai de duas crianças lindas.
Leão Lobo
Apresentador da televisão brasileira. O artista se assumiu homossexual há muitos anos atrás. No ano de 1991, adotou sua filha Ana Beatriz, que lhe concedeu uma neta.
Hugo Bonemer
Ator homossexual assumido. Em entrevista concedida a um site, Hugo afirmou que sempre soube de sua sexualidade. Além disso, o ator foi protagonista da versão brasileira de um musical chamado “Broadway Hair”.
E também temos influencers gays no xvideos! E eles estão produzindo pornografia gay da melhor qualidade!
Esses são alguns dos artistas homossexuais da atualidade.
Vale ressaltar que não importa a plataforma ou o local em que as personalidades gays estão inseridas.
A representatividade deve ser o foco principal desses artistas, auxiliando no combate contra a homofobia e outras formas de preconceito para com o público gay.